Se você acompanha os achados do Voopter, já percebeu: voar para a Europa com a Avianca aparece com frequência entre as tarifas mais baratas do mercado. Madri, Barcelona, Paris… todas costumam surgir em promoção, com conexão em Bogotá.
Mas a pergunta que fica é: esse caminho mais longo vale a pena?
E, como historicamente a Avianca solta preços excelentes na Black Friday, é bom ter referências reais antes de comprar. Por isso, trouxemos o relato da Maria Clara, uma cadastrada do Voopter que voou recentemente com a companhia, uma experiência que pode te ajudar a decidir.
A experiência real: Paris → Rio com conexão em Bogotá
A viagem aconteceu em novembro, no trecho Paris – Rio de Janeiro, com uma conexão curta, de aproximadamente 2 horas, no hub da Avianca em Bogotá. Aqui vão os principais pontos compartilhados:
1. Trecho Paris → Bogotá: experiência muito boa
- Avião novo e moderno, com assentos confortáveis para um voo longo.
- Sistema de entretenimento atualizado, com boa variedade de filmes e séries.
- Refeições elogiadas, com boa apresentação e sabor.
- Tripulação atenciosa e serviço consistente durante todo o voo.
- Pontualidade, sem atrasos ou mudanças de última hora.
Ou seja: a perna longa da viagem – a que mais importa – foi surpreendentemente positiva.
2. Trecho Bogotá → Rio: avião menor e sem mimos
Já o trecho final, até o Rio, foi mais simples:
- Aeronave menor, típica de voos regionais.
- Sem entretenimento de bordo.
- Sem serviço de refeição, apenas o básico.
Não comprometeu a viagem, mas é bem diferente da experiência do voo entre a Colômbia e a América do Sul.
Então… vale a pena?
Se a sua prioridade é economizar, e você está aberto a fazer uma rota um pouco mais longa, sim, voar com a Avianca pode valer muito a pena.
Além das tarifas excelentes (especialmente na Black Friday) e da boa experiência no trecho longo Europa–Bogotá, existe um bônus que muita gente esquece:
a chance de transformar a conexão em Bogotá em parte da viagem.
Apesar da maioria das rotas que pesquisamos apresentar conexões curtas, práticas, de 1h30 a 3h; existem opções de conexões mais longas, perfeitas para quem quer dar um pulinho no centro histórico, no bairro de La Candelaria ou simplesmente provar um café colombiano de verdade.
E, dependendo da tarifa, é possível fazer um stopover de alguns dias, ótima oportunidade para curtir uma capital vibrante sem pagar passagem extra. Essa é uma das melhores maneiras de otimizar o investimento em uma passagem aérea, acrescentando um destino sem pagar nada extra.
Quando faz ainda mais sentido escolher a Avianca
- Quando o preço está realmente abaixo da média das concorrentes.
- Quando Bogotá pode ser parte da experiência, seja com uma conexão longa bem aproveitada ou com um stopover de alguns dias.
- Quando a cidade europeia do seu bilhete é o seu destino final — porque, diferente de companhias europeias, a Avianca não facilita conexões para outros destinos dentro da Europa. Ou seja: funciona melhor para quem vai direto para Paris, Madri ou Barcelona.
- Quando não faz tanta questão de serviço premium extra no trecho Bogotá → Brasil, que é mais simples.