Se um dos seus sonhos ou metas para 2025 é viajar para um destino internacional, mas você não quer lidar com burocracia$ para tirar a documentação, saiba que brasileiros podem entrar em mais de 170 países sem visto. E, mesmo que você ainda não tenha o passaporte, pode conhecer toda a América do Sul, só apresentando o seu documento de identidade (RG) em bom estado e emitido há menos de 10 anos. Ah! E alguns países exigem também o comprovante de vacinação contra febre amarela, como Bolívia, Colômbia, Venezuela e Equador.
Sem passaporte ou visto você pode esquiar no Chile ou na Argentina, mergulhar no mar caribenho da Colômbia e da Venezuela, visitar uma das 7 Maravilhas do Mundo no Peru, ver os salares e lagos da Bolívia, escalar vulcões no Equador, comer muitíssimo bem no Uruguai… São diversas as opções para aproveitar que, Gracias a Dios, somos latino-americanos! Hoje, por exemplo, há passagens de ida e volta por menos de R$ 700 para Santiago.
Para não perder oportunidades como essa, se inscreva gratuitamente no Voopter Club!
Mas se o passaporte não for uma questão e o seu tiver mais de seis meses de validade e páginas livres para receber novos carimbos, você pode desbloquear outros continentes pelo mundo. É possível visitar boa parte do Caribe e da América Central, inclusive países com novas rotas diretas desde o Brasil, como a Costa Rica e Aruba, por exemplo.
Na África dá para visitar destinos paradisíacos, como as Ilhas Seychelles, e até fazer um safári na Namíbia, Botsuana e na África do Sul – para onde temos um achado de voo por R$ 2.841!
Só com o seu passaporte você também pode conhecer boa parte da Europa, mas não por muito tempo. A previsão é que a partir de maior de 2025 os 29 países que fazem parte do Espaço Schengen passam a exigir uma autorização prévia de viagem, ETIAS, que poderá ser feita online. Apesar de incluir os destinos mais visitados pelos brasileiros no continente, como Portugal, Espanha, Itália e França, essa mudança não se aplica a outros países interessantes, entre eles Reino Unido, Irlanda e Croácia.
E ainda dá para visitar a Ásia, voando para os Emirados Árabes, Singapura, Turquia , Maldivas e outros países, e até mesmo chegar na Oceânia, desbravando a Nova Zelândia, as Ilhas Fiji…
Lembrando que, a isenção do visto para todos os países citados é para viagens de turismo, com permanência máxima definida previamente pelos países – você pode conferir essa informação no site das embaixadas ou consulados. E a sua entrada no país, independente da exigência de visto ou autorização prévia, pode estar condicionada à apresentação de alguns documentos no momento da imigração, como seguro saúde, reserva da hospedagem, passagem de volta, entre outros.
Autor
-
Talita Ribeiro é jornalista especializada em turismo e já visitou quase 40 países, além de escrever um livro sobre o Oriente Médio. Conhece boa parte do Brasil e dos Estados Unidos, graças à sua identidade secreta, de técnica em mecatrônica e robótica, mas essa é outra história.
Ver todos os posts